sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dicas para melhorar suas apresentações em PowerPoint


Uma constante na vida de quem está na faculdade ou na escola, são as apresentações de trabalhos. Para muitos isso é um ponto de extrema dificuldade, seja por problemas para falar em público, seja por dificuldade em criar uma apresentação de slides decente. Sendo assim, que tal tentar melhorar os seus slides e sua conversa com o público?
Antes de tudo, é interessante que você pare para pensar o quão interessante são as apresentações de slides. A invenção e popularização de programas como o PowerPoint foi um verdadeiro marco, facilitando a vida dos palestrantes. Porém, gostaria que vocês parassem para imaginar o outro lado, o da pessoa que assiste à palestra. Imaginem que com os slides, você tem uma oportunidade única de passar uma mensagem de maneira que o público consiga assimilar.
Tendo isso em mente, vamos às dicas!


Design e criação dos slides

1- SEJA ORIGINAL – Se destaque dos demais, seja único.

O primeiro passo na hora de começar a criação dos seus slides, é você ter em mente que irá criar algo único.
Pode parecer surpreendente, mas muita gente simplesmente pega um trabalho pronto na internet, altera o nome e apresenta. Isso além de anti-ético, pode ter consequências negativas. Imagina se quem estiver te avaliando já tenha visto o trabalho “original“?
Portanto, crie sua apresentação desde a forma até o conteúdo. Garanto que irá ficar muito melhor do que simplesmente copiá-la.

2- POUCO É MUITO – O simples pode ser belo

Os slides servem como um guia e como algo que ajuda quem está assistindo a apresentação a gravar os pontos-chave.
Logo, evite criar slides carregados. Tente criar algo com apenas palavras-chave, ilustrações e gráficos.
Se limite a no máximo 8 linhas, 1 imagem ou gráfico por slide. Assim a pessoa irá prestar mais atenção no que você fala, olhando o slide apenas para fixar a mensagem ou entender de uma maneira mais fácil o tópico (vendo figuras e gráficos).

3- O PODER DAS CORES – Crie algo agradável aos olhos

As cores têm um poder imenso sobre o ser humano. Não é a toa que diversos psicólogos e publicitários tentam desvendar e utilizar o poder das cores em suas profissões.
No caso dos slides, o ideal é que vocês utilizem cores sóbrias. Nada de criar slides com cores muito vivas, ou que não mesclem.
Caso você não entenda nada de cores e seu forte não seja o design, utilize o site da TCIArte e conheça um pouco da Psicologia das Cores e encontre a melhor opção para sua apresentação.

4- PADRONIZE – Siga um padrão

Ao criar seus slides, siga um padrão tanto no aspecto das fontes utilizadas, como na distribuição de textos e imagens.
Falando em fontes, tente sempre utilizar uma dessas quatro fontes:
• Times New Roman
• Arial
• Verdana
• Tahoma
Não é a toa que elas são o padrão em tudo quanto é tipo de computador. São as que possuem um nível de legibilidade excelente, além de você não correr o risco do seu slide ficar diferente em outro computador.

5- UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS – Qual o significado dessa imagem para você?

Sem dúvidas essa é uma grande verdade, você poderá passar uma mensagem para o seu público, só com uma imagem.
Pense objetivamente ao inserir uma imagem na sua apresentação, não queira apenas ornamentar o seu slide. Lembre-se que imagens utilizam uma linguagem universal e a interpretação da mesma poderá ser guiada por você. Tente utilizar bordas nas imagens, de maneira que elas se mesclem ao slide. Além de deixar seu slide mais bonito, ele ficará mais natural.

6- ORTOGRAFIA – Mergulhe na sopa de letras e corrija seus erros

Um erro crasso na criação de slides é não se atentar para a ortografia. O seu trabalho pode ser excelente, mas tenha certeza de que se tiver uma única palavra escrita errado, você perderá metade da influência sobre aquele público.
Portanto, veja e reveja seus slides, realizando uma verdadeira caça às agressões sobre sua língua pátria. Como teoricamente seus slides terão poucas palavras, essa não será uma tarefa muito difícil.

7- ORIGEM DA SUA INFORMAÇÃO E BIBLIOGRAFIA – De onde você tirou a sua informação?

Conhecimento não é algo que vem do nada. Ele é criado e aprimorado aos poucos, logo tudo o que você fala teoricamente foi baseado em algo.
Ao inserir imagens e gráficos em seu trabalho, tente sempre escrever de onde tirou a mesma. Além de dar credibilidade ao seu conteúdo, é uma maneira de ser honesto e valorizar aquele que criou tal conteúdo.

Design e criação dos slides

8- ENSAIE – A prática leva à perfeição

Como você utilizará apenas palavras-chave nos seus slides, é extremamente importante tenha tudo o que irá falar, na ponta da língua.
Por isso, tente apresentar para si ou algum amigo, familiar, etc. Isso é importante também para que você tenha uma base de quanto tempo irá gastar. A maioria das palestras possui um tempo de duração pré-definido.

9- FOQUE NO PÚBLICO

Na faculdade é muito comum que as pessoas apresentem olhando todo o tempo para o professor, esquecendo completamente dos colegas para quem a apresentação se destina. Isso é um grande erro e inclusive poderá custar pontos na sua avaliação.
Se você tem vergonha de falar em público e acha mais fácil olhar para o avaliador, tenho uma dica. Olhe para uma pessoa no público, e tente se focar nela, isso te deixará mais relaxado e aos poucos estará olhando para o público como um todo.

10- SE ADAPTE AO MEIO – Seja altamente adaptável

No começo da sua apresentação, você deverá pensar: quem é o público que irá me assistir?
A sua linguagem deverá ser direcionada ao nível do seu público. Por exemplo, durante o meu curso universitário, uma constante são dar pequenas aulas sobre DST, cigarro e outros temas voltados à saúde pública.
Na maioria das vezes, isso acontece em escolas públicas, creches, ou cais, tendo como público pessoas que entendem uma linguagem menos técnica e mais simples. Sendo assim, não utilizarei termos muito complexos com esse pessoal, o que é diferente se eu for apresentar para uma junta de professores universitários.
Utilize linguagem acessível, garantindo que sua mensagem foi passada!

11- USE O HUMOR – Conquiste um sorriso

Essa é uma das dicas que dependem do seu público, mas em geral uma pitada de humor nunca faz mal.
É provado que as pessoas tendem a aprender pelo que se interessam, e uma maneira simples de agarrar a atenção do público é utilizar o humor. Não estou dizendo para você contar piadas, mas sim para quebrar expectativas e tirar algumas risadas dos seus ouvintes. Caso humor não seja a sua praia, nem tente implementar essa dica, o tiro poderá sair pela culatra.
Até as pessoas que estavam dispersas, ao escutarem risos, pensam “opa, esse cara deve ter algo interessante para dizer, vou escutá-lo“.
Conquiste algumas risadas e ganhe o seu público!

12- DEIXE UMA MENSAGEM – Mande sua mensagem

No final da sua apresentação, ou deixe uma mensagem para o público ou recapitule o que você gostaria que eles levassem da sua apresentação.
Isso é extremamente simples de ser implementado, e passará uma boa impressão.


Conclusão

Como vocês podem ver, não é simples implementar todas essas dicas. Requer muito trabalho e dedicação, portanto, separe um bom tempo para montar e planejar a sua apresentação. No fim, a sensação de dever cumprido e o reconhecimento ao seu trabalho te mostrarão que valeu a pena.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário